top of page

Como voltar a viajar após o confinamento e em segurança?

Viajar pode ser, para alguns, uma atividade que transmite ainda pouca segurança. Surgem várias dúvidas, mas a vontade de arrumar a mala e sair é grande. Vamos ajudá-lo a perceber se é seguro viajar após o confinamento.



A atitude ideal é aquela que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, esta foca-se na realização de viagens internacionais. Estas devem restringir-se às estritamente necessárias, e viajar após o confinamento prevê a mesma orientação.


Contudo, é necessário avaliar os riscos existentes na decisão de uma viagem interna. Viajar após o confinamento dentro do país é possível e fará bem, principalmente à saúde mental. Mas antes da partida, é necessária entender quais os cuidados necessários e ter em conta o destino em vista.


Confira 6 dias para viajar após o confinamento

1. Avaliar algumas questões

Pertence ao grupo de risco? Mora com alguém dessa categoria? A localidade de destino tem alguma restrição para turistas? Teve recentemente algum sintoma que possa estar relacionado à doença? Esteve com alguém que tem algum indício de estar infetado?

2. Restringir o grupo de viajantes

De forma a diminuir o risco de contágio, é preferível que viaje com pessoas do mesmo agregado familiar.

3. A escolha do destino

Mesmo sendo dentro do próprio país, é importante que se informe sobre a situação da pandemia na região para onde pretende viajar. Os locais onde a curva de contágio está em queda e destinos mais afastados, com atividades ao ar livre e menor probabilidade de aglomeração, serão os mais indicados.

4. A escolha do local para pernoitar

Seja hotel, pousada, alojamento local ou outro, procure informar-se sobre os cuidados que esse estabelecimento está a seguir em termos de higiene, quer dos quartos quer das zonas comuns.

Verifique ainda as medidas tomadas para evitar aglomerações e, se aplicável, a redução da lotação do alojamento. Os feedbacks de outros visitantes em tempo de pandemia serão importantes.




5. Cuidados redobrados

Parte também de cada viajante fazer-se acompanhar de álcool gel e de máscaras de proteção à covid suficientes. Contudo, verifique se o estabelecimento onde escolher ficar alojado disponibiliza álcool em gel em diferentes locais do mesmo. Se ficar numa casa de alojamento local ou alugar um apartamento, escolha fazer uma limpeza geral, antes de fazer uso da habitação.

6. Meio de transporte

Apesar de nos estarmos a focar nas viagens internas / domésticas, e apesar de sermos um país relativamente pequeno, sabemos que é possível viajar de avião. Contudo, o ideal será evitar as viagens por este meio de transporte, caso outros estejam à disposição. Se o avião for a sua opção, saiba como deve agir, consultando as informações para viajar na Europa e fora dela.


O automóvel particular acaba por se revelar o meio de transporte mais seguro. Pelo caminho, evite o contacto e encontro com outras pessoas, fazendo valer a etiqueta respiratória e higienização frequente das mãos.



Outro artigo que pensamos que lhe pode ser útil, clique aqui!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page