top of page

Os passaportes de vacinação são a novidade no turismo

Atualizado: 27 de fev. de 2021

Já ouviu falar dos passaportes de vacinação? Podem ser a documentação digital exigida no futuro, como prova de que os passageiros foram vacinados ou testados à Covid-19. Vamos explicar-lhe o que são e como podem vir a funcionar.



Milhões de pessoas estão a ser vacinadas, diariamente, contra a Covid-19. Este processo decorre mundialmente e surge agora, na discussão pública, a previsão do regresso de algum grau de normalidade das viagens internacionais, através de um novo documento, o passaporte de vacinação.


O foco direciona-se para a possibilidade de vincular os certificados da vacina contra o SARS-CoV-2 a outros documentos de vacinação e produzir versões digitais. A título de exemplo temos a Dinamarca, que prevê institucionalizar um passaporte digital, que permita aos cidadãos comprovarem que foram vacinados.


A reativação do turismo passa pela consistência e harmonização de regras e protocolos, relativamente a viagens internacionais. As provas contidas neste passaporte de vacinação podem garantir isso mesmo.


Outra vantagem da instauração dos passaportes de vacinação passa por eliminar a necessidade de quarentena na chegada ao país destino, sendo este um dos grandes motivos para a eliminação de determinados países na lista de um viajante.



Países vão começar a exigir provas da vacinação dos passageiros

Até ao momento, para qualquer viagem internacional é exigida a prova de que os viajantes não estão infetados com SARS-CoV-2, no entanto, os regulamentos variam de país para país. A ideia de um passaporte de vacinação deve ter por base a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e trata-se de um registo modelo, digital e seguro, capaz de provar de forma imediata o estado de vacinação do viajante.


Estima-se, ainda, que algumas empresas possam vir a exigir a prova de vacinação, quando este processo já estiver mais avançado, por isso, é mais um fator para a materialização deste projeto dos passaportes digitais.


Com o avanço do processo de vacinação é também expectável que os países venham a exigir a mesma prova, para a entrada de passageiros internacionais. Contudo, até agora a OMS ainda não aprovou este requisito, uma vez que as vacinas para a Covid-19 ainda estão disponíveis em quantidades limitadas.



Os passaportes de vacinação trazem consigo a esperança de reativar o turismo


Para a concretização dos passaportes de vacinação, o Turismo de Portugal indica a necessidade de um planeamento prévio que contemple um repositório dos requisitos de viagem, a padronização dos laboratórios e redes de testagem, a padronização da identificação dos indivíduos, assim como, a forma como este passaporte de vacinação vai ser fornecido às pessoas vacinadas.


Os passaportes de vacinação podem vir a flexibilizar as regras atuais à chegada a um destino, cujas pessoas que completaram o processo de vacinação à Covid-19 possam viajar livremente, ainda que sobre restrições para já desconhecidas.


Os países da União Europeia estão a analisar os possíveis passaportes de vacinação, a par da luta por acelerar os processos de vacinação. As decisões devem ser prudentes e, provavelmente, podem ainda levar algum tempo a ser concretizadas, mas a esperança de levantar voo de novo, à descoberta do mundo, está cada vez mais elevada!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page